
A oficina tem foco na dramaturgia do corpo e da fala, propondo a exploração de performances, contação de histórias, cenas curtas, monólogos, criação poética e experimentações cênicas. As aulas serão conduzidas pelos professores Nelson Alexandre e Márcio Barcellar, referências da cena teatral paraibana.
As atividades acontecem na sede da Arretado Produções Artísticas, localizada na Ladeira de São Francisco, 117, no Centro, um espaço dedicado ao estudo e à pesquisa cênica. A programação contempla técnicas de atuação, com exercícios corporais, vocais e de improvisação, além de práticas de construção de narrativas e criação de personagens. Ao final do percurso formativo, os participantes irão desenvolver um espetáculo original, com apresentações previstas para dezembro de 2025 e janeiro de 2026.
O coordenador da Arretado Produções Artísticas, Edilson Alves, destaca a potência da oficina: “Acreditamos que a dramaturgia do corpo e da fala é um caminho transformador para despertar vozes, memórias e identidades. Esta oficina é uma oportunidade para quem deseja mergulhar no fazer teatral e vivenciar a criação de um espetáculo do início ao fim. Estamos muito felizes em abrir nossas portas e fortalecer ainda mais o cenário artístico da nossa cidade”, afirmou.
A oficina é uma contrapartida e é patrocinada pelo FMC 2025 – Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa e pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, que vêm ampliando iniciativas formativas e criativas na área artística.
As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScH5Yh6IVnatM2SqPpvqEt9e4xxLmif1QIrG18g8ocaXQuMg/viewform

