A FLOR nasce com o propósito de democratizar o acesso à cultura, estimular novos leitores e valorizar autores, artistas e agentes culturais da Paraíba. Em sua primeira edição, que acontece de 23 a 26 de outubro, o Centro Histórico de João Pessoa será tomado pela arte, pela poesia e pela celebração da palavra escrita e falada. Promovida pela Confraria Sol das Letras, a 1ª FLOR promete transformar a capital paraibana em um grande jardim de idéias, sons e histórias.
Durante quatro dias, a festa ocupará espaços simbólicos do Centro Histórico – como a Praça do Bispo, o Casarão 34, a Academia Paraibana de Letras, o Centro Cultural São Francisco e a Rua Duque de Caxias – com uma programação que entrelaça literatura, música, cinema, cordel, teatro, artes visuais e múltiplas expressões culturais.
“O nascimento da FLOR representa um marco para a literatura paraibana. É uma festa que nasce com o propósito de ampliar o acesso à cultura e fortalecer o diálogo entre autores, leitores e a cidade. A Paraíba tem uma tradição literária muito rica, e um evento como este reafirma o papel da palavra como elemento de identidade, reflexão e transformação social”, destaca Hélder Moura, presidente da Confraria Sol das Letras.
A abertura oficial acontece na quinta-feira (23), às 19h, no Centro Cultural São Francisco, com um espetáculo que une música e poesia. Renata Arruda e Juzé, acompanhados da Banda 5 de Agosto, dão o tom da celebração que inaugura o espírito da FLOR: o encontro entre a palavra e o som.
Na sexta-feira (24), o Polo da Música – Jackson do Pandeiro recebe Titá Moura (20h30) e Beto Brito (21h30). No Polo Sonora Delas – Maria Valéria Rezende, o grupo Maria Sem Vergonha comanda o palco, enquanto o Polo do Cordel – Zé Limeira oferece declamações, oficinas de xilogravura com Josafá de Orós e debates sobre a poesia popular.
A Feira Literária – Juca Pontes funciona das 9h às 20h, e o Polo Infantil – Neide Medeiros alegra as crianças com apresentações de Nara Limeira e Luís Felipe & Roberto.
O sábado (25) reserva um dos momentos mais esperados da FLOR. O Pôr do Sol Literário, no Polo da Literatura – Augusto dos Anjos (Academia Paraibana de Letras), traz às 17h45 o lançamento do livro “Uma História da Velhice no Brasil”, da historiadora Mary Del Priore. Em seguida, às 18h30, o ator e escritor Matheus Nachtergaele participa de um debate sobre sua obra “Maripousa”. Às 19h30, ambos recebem o Prêmio Sólito de Literatura.
O Polo do Cinema – Willys Leal promove, às 10h30, um bate-papo com Matheus Nachtergaele, e às 14h30, um encontro entre Phelipe Caldas e Fabrício Bittar, autor e roteirista de “O Menino que Queria Jogar Futebol”. Já o Polo do Cordel reúne os mestres Bráulio Tavares e Marco Haurélio, que discutem os rumos do cordel contemporâneo.
A noite de sábado será marcada pela Virada Cultural Sustentável, no Polo da Música, com Parayba Ska Jazz (20h) e Val Donato canta Belchior (21h). O Polo Sonora Delas recebe a Coco de Oxum a partir das 16h, e o Polo Infantil encanta o público mirim com Thiala Gomes e Ana Clara.
A Feira Literária segue vibrante com os lançamentos de “Varadouro – Navegando Imagens”, de Políbio Alves e Antônio David, e “João Pessoa em Quadrinhos”, de José Octávio de Arruda Melo e Luiz Augusto Paiva (Editora Tamarindo).
O domingo (26) encerra a programação com a força da palavra e da música. A UBE-PB assume o Polo da Literatura, com o lançamento coletivo da antologia “Nossas Mulheres” e obras de Luiz Augusto Paiva e Sérgio de Castro Pinto, além de uma homenagem à jornalista Naná Garcez.
O Polo do Cordel encerra com uma grande cantoria reunindo Oliveira de Panelas, Maria Soledade, Chico Pedrosa e Bráulio Tavares, seguida de homenagens aos mestres da poesia popular. No Polo da Música, Adeildo Vieira e Almiré conduzem o show de encerramento, enquanto o Polo Sonora Delas apresenta As Calungas e Bianca Rufino, e o Polo Infantil fecha a festa com Manu Coutinho e o espetáculo Troca-se Histórias por Brincadeiras.
Programação da Festa Literária do Extremo Oriental:
Quinta-feira (23)
19h – Abertura com Renata Arruda e Juzé com a Banda 5 de Agosto (Centro Cultural São Francisco)
Polo da Literatura – Augusto dos Anjos
(Academia Paraibana de Letras)
Sábado (25)
Pôr do Sol Literário
17h30 – Apresentação Musical
17h45 – Lançamento do Livro “Uma história da velhice no Brasil”, da escritora Mary Del Priore.
18h30 – Debate sobre o Livro “Maripousa” com Matheus Nachtergaele
19h30 – Entrega do prêmio Sólito aos escritores Mary Del Priore e Matheus Nachtergaele
Domingo (26)
Programação: Evento da União Brasileira dos Escritores- UBE-PB
9h – Apresentação do Grupo Musical
9h30 – Lançamento dos Livros:
“Nossas Mulheres”, antologia da União Brasileira dos Escritores– UBE-PB Ana Daviana, Maineuma Oliveira, Ana Paula Cavalcanti, Rita de Cássia Ramalho, Thalita Lucena, Rose Pereira, Francisca Vânia, Ludmila Saharovsky, Ezilda Melo, Eurídice Hespanhol, Norma Alves, Cibele Laurentino, Neide Medeiros, Mariana Moreira, Amira Rose, Tânia Regina,Valéria Vânia Xavier, Irlanda Lúcia e Maia das Graças.
“A Rabeca de Paganinni” do escritor Luiz Augusto Paiva
“Breves dias sem freio” do escritor Sérgio de Castro Pinto
10h30 – Homenagem a Presidente da Empresa Paraibana de Comunicação, Naná Garcez
Polo da Música – Jackson do Pandeiro
Sexta-feira (24)
20h30 – Titá Moura
Domingo (26)
18h30 – Adeildo Vieira e Almiré
Virada Cultural Sustentável
Sexta-feira (24)
21h30 – Beto Brito
Sábado (25)
20h – Parayba Ska Jazz
21h – Val Donato canta Belchior
Polo Sonora Delas – Maria Valéria Rezende
Sexta-feira (24)
16h- Maria Sem Vergonha
Sábado (25)
16h- Coco de Oxum
Domingo (26)
9h – As Calungas
17h30- Bianca Rufino
Polo da Feira Literária – Juca Pontes
Dia 24- Feira das 9h às 20h
Dia 25 – Feira das 9h às 20h
10h – Lançamento dos livros “Varadouro – Navegando Imagens” de Políbio Alves e Antônio David e “João Pessoa em Quadrinhos” do escritor José Octávio de Arruda Melo com adaptação Luiz Augusto Paiva. (Editora Tamarindo)
Dia 26 – Feira das 9h às 16h
Polo do Cordel – Zé Limeira
Sexta-feira (24)
09h00- Cantoria de Viola com Oliveira de Panelas e Maria Soledade
09h40- Oficina de Xilogravura- Josafá de Orós
11h – Visitação à Exposição de Xilogravura
12h- Intervalo
14h – Declamação Arnaldo Mendes Leite e Bento Junior
14h – Oficina de cordel de Merlanio Maia
16h20-Visitação à Exposição de Xilogravura
Sábado (25)
09h – Declamação Fábio Mozart e Jota Lima
09h40 – Palestra Bráulio Tavares/ Tema: Desafios do Autor de Cordel na Contemporaneidade
10h40 – Debate com a plateia
11h – Visitação à Exposição de Xilogravura
12h- Intervalo
14h – Declamação Chico Mulungue Thiago Alves
14h30- Palestra com Marco Haurélio / Tema: Símbolos e Temas do Cordel de ontem de hoje e amanhã
17h00-Visitação à Exposição de Xilogravura
Domingo – 26/10
09h – Recital de Chico Pedrosa
11h30- Entrega da Homenagem aos Artistas:
-Bráulio Tavares
-Chico Pedrosa
-Maria Soledade
-Oliveira de Panelas
Polo Infantil – Neide Medeiros
Sexta-feira – 24/10
16h – Nara Limeira
17h–Luis Felipe e Roberto
Sábado – 25/10
16h-Thiala Gomes
17h – Ana Clara
Domingo – 26/10
9h – Manu Coutinho
10h – Troca-se Histórias por Brincadeiras (Espetáculo)
Polo de Cinema – Willys Leal
Dia 25 (sábado)
10h30
Mediação: Amanda Ramalho
Matheus Nachtergaele, ator do filme “O Auto da Compadecida”
14h30
Mediação: Arthur Lins
Phelipe Caldas, autor do livro “O Menino que Queria Jogar Futebol” Fabrício Bittar, roteirista do filme “Inexplicável”, baseado no livro “O Menino que Queria Jogar Futebol”