A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e da Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UAAF), promoveu, nesta terça-feira (19), um evento alusivo ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto.
A data tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre as violências, preconceitos e exclusões enfrentadas por essa população, além de reforçar a necessidade de políticas públicas efetivas de inclusão social, moradia, saúde, trabalho e dignidade, assegurando cidadania e direitos humanos.
“Esse dia é um marco no direito e na luta das pessoas em situação de rua para superar a invisibilidade e conquistar dignidade. Hoje estamos celebrando com os usuários de dois serviços essenciais. O Centro Pop e a Unidade de Acolhimento trabalham em conjunto com as políticas de saúde, documentação básica e, de forma mais ampla, com toda a gestão municipal, que se dedica a humanizar o acesso dessa população”, destacou France Karla da Silva, gerente da Proteção Social Especial da Semas.
O evento aconteceu nas instalações da UAAF e teve como tema: “Minha História Importa: direitos, voz e memória”. A programação incluiu café da manhã, almoço especial, ambientação musical, apresentação cultural do grupo de dança do Serviço de Convivência Reviver I, oficina de pintura em tela e roda de conversa com o palestrante Evandro Almeida, terapeuta integrativo, psicanalista, especialista em gênero e raça, cientista das religiões e acadêmico de enfermagem.
Centro Pop- O Centro Pop tem a missão de garantir atendimento especializado e humanizado à população em situação de rua, oferecendo acolhimento, acesso a direitos e fortalecimento da autonomia. O espaço promove a convivência, o acesso a políticas públicas, a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, além de oficinas educativas e atividades culturais.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, disponibilizando higiene, alimentação, encaminhamento de documentação e atividades pedagógicas. A equipe multidisciplinar é formada por assistente social, psicólogas, educador social, pedagoga, cozinheira, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços, porteiro/educador, guarda municipal e coordenador.
Desde sua criação, em 2017, o Centro Pop Cabedelo já atendeu mais de 800 pessoas em situação de rua, vindas de diferentes cidades, estados e até países. Atualmente, recebe em média 20 usuários por dia, oferecendo café da manhã, almoço, jantar, aulas de teclado e violão, além de acompanhamento social.
O acesso pode ser feito por demanda espontânea, encaminhamentos de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) ou por meio de busca ativa realizada pela equipe. O serviço fica localizado na Rua Presidente João Pessoa, nº 45, Centro. Contato: (83) 3206-0845 / centropopcabedelo@gmail.com.
“Esse dia é muito especial para dar visibilidade a esse público e destacar a importância que damos aos nossos usuários, seus direitos e sua dignidade. Muitos são excluídos da sociedade e têm seus direitos violados, mas no Pop são acolhidos e recebem apoio humanizado para a reintegração social”, afirmou Geovânio Ferreira, coordenador do Centro Pop Cabedelo.
Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UAAF) – As UAAFs integram a rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e fazem parte da Proteção Social Especial de Média Complexidade. A missão do serviço é oferecer acolhimento provisório e excepcional a adultos e famílias em situação de rua ou risco social, garantindo proteção integral com alimentação, higiene, repouso, guarda de pertences e ambiente saudável de convivência.
O objetivo é apoiar a reconstrução da autonomia e dos vínculos familiares, em articulação com a rede de saúde, educação, trabalho e habitação, contribuindo para a inclusão social e o acesso a direitos.
A UAAF de Cabedelo, localizada na Rua Presidente João Pessoa, nº 127, Centro, tem capacidade para até 25 pessoas e funciona 24 horas. O acesso ocorre via encaminhamento da rede socioassistencial (principalmente CREAS e Centro Pop), podendo também envolver articulação com os setores de saúde, justiça e outros serviços de proteção.
A equipe multidisciplinar é composta por coordenação, assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, cozinheira, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza e equipe de apoio. Contato: (83) 3206-0844.
“Dar visibilidade a essa população é fundamental, pois cada pessoa traz sua história e motivos que a levaram às ruas. Muitos perderam tudo na vida e até mesmo o olhar das pessoas. Aqui, eles encontram acolhimento e a oportunidade de serem ouvidos, o que é essencial para o processo de reintegração social. Esse trabalho exige dedicação e acompanhamento profissional, como o realizado no Centro Pop e na Unidade de Acolhimento”, destacou Adriana Araújo, coordenadora da UAAF Cabedelo.