Em iniciativa nacional contra bets clandestinas, o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR), entidade que reúne as maiores empresas de apostas online do Brasil e do mundo, divulga a campanha “Chega de bode na sala”. Tendo o Nordeste como um dos principais mercados de diálogo, os conteúdos usam a expressão para se conectar com o público do segmento, chamando a atenção para os riscos do mercado ilegal de apostas no Brasil.
A “Chega de Bode na Sala”, com metáfora reforçada pela presença de um bode que emite o som “béeet”, em representação ao incômodo causado pelas plataformas clandestinas, conta nacionalmente com quatro filmes em redes sociais e um site exclusivo, orientando o público sobre como identificar plataformas regulamentadas pelo Governo Federal. Amplificando o diálogo com os nordestinos, a campanha conta com a presença ativa do influenciador cearense Daniel Fortune, uma das principais vozes sobre jogo responsável no Brasil. Em uma iniciativa pro bono, Daniel firmou parceria com o IBJR para potencializar mensagens de alerta e conscientização com a audiência do Nordeste. Para esta campanha, o influenciador está veiculando uma série de conteúdos educativos, endossando seu compromisso com a promoção de práticas responsáveis no setor de apostas online.
“O bode na sala representa um problema que muitos veem, mas que precisa ser enfrentado de forma direta. As bets clandestinas são um risco para o apostador, que não tem a quem recorrer em caso de fraude, e um prejuízo para a sociedade, pois não geram impostos que retornariam como benefícios para a população”, destaca Fernando Vieira, presidente Executivo do IBJR. Vieira complementa ainda alertando que a campanha leva a discussão para o grande público, promovendo educação, conhecimento e alertando as pessoas das maneiras de como reconhecer as plataformas regulamentadas pelo Governo Federal e assim se proteger de golpes.
De acordo com o estudo inédito “Fora do Radar: Dimensionamento e impactos socioeconômicos do mercado ilegal de apostas no Brasil”, realizado pela consultoria LCA e apoiado pelo IBJR, 51% do mercado de apostas no país opera na ilegalidade e este cenário é ainda mais alarmante no Nordeste, onde 61% dos apostadores utilizam sites clandestinos, segundo a pesquisa “Incidência de Apostas Ilegais no Brasil”, do Instituto Locomotiva. Além da maioria declarar apostar em plataformas ilegais, 75% dos entrevistados afirmaram já ter utilizado ao menos uma marca sem licença entre as estimuladas pelo levantamento. A atividade dessas plataformas irregulares gerou um impacto fiscal alarmante: entre R$ 1,8 bilhão e R$ 2,7 bilhões deixaram de ser arrecadados em apenas três meses – o que pode chegar a R$ 10,8 bilhões em um ano.
Entre os temas abordados na iniciativa do IBJR estão a proteção a menores de idade, lavagem de dinheiro e integridade esportiva. Os conteúdos para a temática de menores de idade explicam de forma clara que, enquanto as bets regulamentadas pelo Governo Federal – aquelas com final .bet.br – exigem verificação de documento e reconhecimento facial, as clandestinas permitem livre acesso. Já para o assunto de lavagem de dinheiro, a entidade reforça a questão das clandestinas colocarem em risco o dinheiro do apostador, que pode desaparecer sem aviso ou suporte, mas também alimentar o crime organizado. Em contraponto a este cenário, a campanha esclarece que nas bets regulamentadas pelo Governo Federal há sempre a certeza de que o apostador receberá seu dinheiro e terá suporte em qualquer instabilidade. Além disso, todas as operações são monitoradas para prevenir fraudes e lavagem de dinheiro, garantindo transparência e segurança.
A iniciativa também ganha desdobramentos importantes no ambiente online. Junto com a veiculação dos conteúdos, o IBJR estreia seu Instagram oficial (@IBJROficial), utilizado para disseminar informações, tirar dúvidas dos usuários e conscientizar sobre os riscos das bets clandestinas e demais informações do setor. O hotsite www.betalert.com.br, que está hospedado no site da entidade (www.ibjr.org.br), oferece uma experiência interativa para quem quer jogar com segurança.
No Betalert, o apostador pode digitar a URL de qualquer site de apostas e descobrir imediatamente se a plataforma é regulamentada ou não pelo Governo Federal. Além de verificar a legalidade do site, o canal fornece dicas de como diferenciar uma bet licenciada de uma clandestina, tais como exigência de reconhecimento facial, checagem de documento e aceitação dos meios de pagamento – cartões de débito e pré-pago, PIX ou TED.
PESQUISA – O IBJR, em parceria com a Provokers, realizou um pré-teste da campanha com cerca de 1 mil pessoas, entre apostadores e não apostadores, de todos os Estados do Brasil. O estudo obteve altos índices de aprovação e de destaque da campanha, se comparada às estratégias tradicionalmente utilizadas no meio publicitário. 78% dos entrevistados apontaram credibilidade no conteúdo, sinalizando uma percepção positiva generalizada e 77% a avaliaram como altamente agradável. A pesquisa confirmou ainda que o recurso narrativo do “bode na sala” foi eficaz e didático. As cenas com o personagem foram as que mais despertaram interesse, proporcionando leveza a um tema complexo.
IBJR – O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) foi fundado em 2023 e reúne as principais empresas de apostas do Brasil e do mundo. Sua missão é construir um ecossistema de apostas online íntegro, sustentável e responsável, sempre defendendo um mercado regulado. A atuação da entidade se baseia em dois pilares essenciais: o combate ao mercado ilegal e a promoção do jogo responsável. Acreditamos que uma regulamentação eficiente é fundamental para impulsionar o setor, fortalecer a economia e garantir segurança tanto para apostadores quanto para operadores. Por isso, trabalhamos ativamente para enfrentar as bets ilegais, que operam à margem da lei, prejudicam a indústria e colocam em risco toda a sociedade.
O IBJR tem entre seus membros as seguintes operadoras: A2FBR, Alfa, bet365, BandBet, BetBoom, BetMGM, Betnacional, Betsson Group, Entain (Sportingbet e Betboo), EstrelaBet, Flutter Brazil (Betfair), Kaizen Gaming (Betano), KTO Group, Novibet, Skill on Net (Bacana Play e PlayUzu) e Todos Querem Jogar (Bet do Milhão) e as associadas: OKTO, Better Collective, Clever Advertising, OneKey Payments e GeoComply.